Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo têm epilepsia, tornando-se uma das doenças neurológicas mais comuns em todo o mundo. Cerca de 70% das pessoas que vivem com epilepsia poderia viver sem crises se diagnosticadas e tratadas adequadamente.
A crise epiléptica é uma descarga elétrica anormal que ocorre no interior da substância cinzenta cortical do cérebro e interrompe temporariamente a função cerebral normal. Em geral, uma crise epiléptica produz alteração de consciência, sensações anormais, movimentos involuntários focais ou crises motoras (contrações involuntárias disseminadas dos músculos voluntários).
O manejo desta patologia será sempre multiprofissional e interdisciplinar. O tratamento medicamentoso e acompanhamento serão individualizados.
Atualmente, existem diversas alternativas medicamentosas, entre elas a cannabis medicinal, principalmente nos quadros refratários.
O tratamento adjuvante com Cannabidiol vem se destacando como uma alternativa terapêutica eficaz, o Cannabidiol tem propriedades anticonvulsivantes sem efeitos psicoativos.
O CBD adjuvante é eficaz para reduzir a frequência de convulsões em pacientes com síndrome de Lennox-Gastaut e síndrome de Dravet.
Evidências recentemente disponíveis suportam descobertas anteriores de que o Cannabidiol reduz a frequência de convulsões em crianças com epilepsia resistente a medicamentos e que é uma terapia altamente eficaz e segura para tratar pacientes adultos com epilepsia focal resistente a medicamentos A redução das convulsões a frequência é mantida ao longo do tempo.
Todos esses e outros sintomas devem ser avaliados por um profissional médico qualificado, em consulta médica, para um melhor esclarecimento do quadro e definição, junto ao paciente, das melhores opções de tratamento.
Referências
BETTING, L. E. et al. Tratamento de epilepsia: consenso dos especialistas brasileiros. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 61, n. 4, p. 1045–1070, dez. 2003.
Disponível em : https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-neurol%C3%B3gicos/transtornos-convulsivos/transtornos-convulsivos?query=epilepsia , acessado em 19 de julho de 2023
ELLIOTT, Jesse et al. Cannabis-based products for pediatric epilepsy: an updated systematic review. Seizure, v. 75, p. 18-22, 2020.
Lattanzi, S., Brigo, F., Trinka, E. et al. Efficacy and Safety of Cannabidiol in Epilepsy: A Systematic Review and Meta-Analysis. Drugs 78, 1791–1804 (2018). https://doi.org/10.1007/s40265-018-0992-5
NAVARRO, Cristian Eduardo. Cannabis-based magistral formulation is highly effective as an adjuvant treatment in drug-resistant focal epilepsy in adult patients: an open-label prospective cohort study. Neurological Sciences, v. 44, n. 1, p. 297-304, 2023.